Congregação das Irmãs Passionistas

História

Nascimento da Congregaçãologos

A Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz, foi fundada em Florença, na Itália, no dia 17 de março de 1815 pela Marquesa Maria Madalena Frescobaldi Capponi, com a profissão das primeiras 4 Religiosas: Verônica, Gertrudes, Crucifixa e Cleofe. Vivenciando o Carisma de Fazer Memória da Paixão de Jesus e das Dores de Maria Santíssima, o novo Instituto nasce com o objetivo de reeducar jovens e mulheres prostituídas, para que recuperadas, pudessem voltar à vida digna na sociedade.

Maria Madalena, tendo contato com os Padres Passionistas, pediu a agregação aos bens espirituais da Congregação deles para a sua Família Religiosa, o que lhe foi concedido. Também quis que suas Irmãs vivessem a mesma espiritualidade que as Monjas e os Missionários fundados por São Paulo da Cruz viviam, insistindo que Paulo da Cruz fosse considerado como o fundador das Irmãs. Quando da morte deste, Maria Madalena contava apenas 4 anos de idade.

A vinda ao Brasil

No início de 1902, o Senhor Simas Pimenta e sua esposa, Dona Maria Pimenta, fundaram, em São Paulo, no Bairro Pinheiros, uma obra para acolher meninas órfãs, ou outras que, por várias circunstâncias, precisassem de internato. Esta casa chamou-se Abrigo Santa Maria. Em 1914 começou a tramitação para a vinda das Irmãs Passionistas ao Brasil: “No mês de julho de 1914, Madre Angélica recebeu um telegrama do Brasil, dos Padres Passionistas, convidando a Congregação para cuidar de um Abrigo, em São Paulo. Em 1919, os Padres foram pessoalmente à Casa Madre, para pedir que as Irmãs aceitassem o convite.

As primeiras Irmãs Passionistas chegaram ao país logo após a 1ª Guerra Mundial, que aconteceu de 1914 a 1918 e cujas conseqüências ainda eram sentidas pelo povo brasileiro. O pedido foi acolhido pela Madre Geral das Irmãs Passionistas da época, Madre Angélica Michelagnoli.

Foram enviadas da Itália ao Brasil, em 18 de outubro de 1919, as primeiras Irmãs da Congregação a deixarem a Pátria para missionar em terras estrangeiras: Ir. Anunciata Innanzi, Ir. Boaventura Sabani e Ir. Águeda Lopai.

Aportaram em Santos no dia 07 de novembro de 1919. Com alegria Foram acolhidas pelos Padres Passionistas e pelo Sr. Simas Pimenta, diretor do estabelecimento onde as Irmãs iriam trabalhar, obra que mais tarde estaria no território da Paróquia Passionista do Calvário. Nesse mesmo dia seguiram de trem para São Paulo, hospedando-se na casa das Irmãs da Divina Providência e depois no Colégio Sagrada Família das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, no Ipiranga.

No Abrigo eram esperadas pelas educandas. Os primeiros meses foram duros: muito trabalho, saudades da Pátria, adaptação ao clima, à língua, à alimentação, aos costumes.

Em junho de 1920, ingressaram cinco candidatas à vida religiosa passionista, provindas de Colombo, no Paraná. No dia 03 de maio de 1921, fizeram os votos as quatro primeiras Irmãs brasileiras: Maria Bordignon, Catarina Fiorese, Maria Busato e Jacomina Lovato, iniciando assim um caminho de crescimento da Congregação no Brasil, apesar da pobreza, simplicidade e dificuldades que as irmãs viviam. Nestes primeiros anos, contaram muito com o apoio e a ajuda da comunidade local e dos Padres Passionistas.

Em 1926 foi eleita responsável pela Congregação no Brasil Madre Anunciata Innanzi. Neste mesmo ano, foi realizada a fundação em Curitiba e em 1927, em Colombo.

No ano de 1931, foi criada a Província São Gabriel da Virgem Dolorosa, com 37 Religiosas Professas, sendo Provincial Madre Anunciata Innanzi.

Atualmente, as Irmãs Passionistas administram vinte e quatro Obras, nos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Bahia, distribuídos em três Províncias: São Gabriel da Virgem Dolorosa (SP), Imaculado Coração de Maria (PR) e Maria Rainha da Paz (DF). As comunidades se expandiram também para outros países da América Latina (Cuba, Paraguai e Peru) e várias Irmãs Passionistas brasileiras atuaram nos 5 Continentes, colaborando na expansão do Carisma.

 

Contatos

Província São Gabriel da Virgem Dolorosa

Rua Cônego Eugênio Leite, 845 Pinheiros – São Paulo/SP

(11) 3087.2400 | 3087.2406

provinciasaogabriel@gmail.com

Província Imaculado Coração de Maria

Rua Bom Jesus, 881 A Cabral - Curitiba/PR

(41) 3252.4663

secretaria.icm@passionista.com.br

Província Maria Rainha da Paz

Av. L2 sul, Q. 606, Conj. F CEP: 70200-660 – BRASILIA – DF

(61) 3443.5259 | 3443.5756

provinciamrp@gmail.com

X