C. Passionista- Recanto São João Bosco

C. Passionista- Recanto São João Bosco

Av. José Nogueira Vieira 1900 - CEP: 72042-010 - Campo Grande - MS

Comunidade Passionista – Asilo São João Bosco

Expansão do Crisma Passionista – Do Paraná para Campo Grande MS

Grande Paixão e Campo Grande de Evangelização. Experiência forte de memoria passionis, “pela Cruz à Luz”.

Pela cultura da Vida, o Senhor nos conduziu em missão no Asilo São João Bosco. Como tudo começa com um sonho, a presença das Irmãs Passionistas no Asilo São João Bosco é resultado do sonho, da esperança, do desejo e da busca constante do Sr. José Nogueira Vieira à Província Imaculado Coração de Maria – Curitiba. Irmão do Sr. João Nogueira, então presidente do Asilo, o Senhor José Nogueira foi incansável na solicitação para que a Congregação Passionista se fizesse presente no cuidado dos idosos desamparados, acolhidos no Asilo São João Bosco.

Depois de muita insistência e visitas do Sr. José Nogueira à Congregação, no dia 17 de setembro de 1981 Irmã Edite Terezinha Bortoline, Superiora Provincial, acompanhada de suas conselheiras, Irmã Maria Isabel e Irmã Trindade visitaram o Asilo. Em diálogo e discernimento, percebendo que o local e a obra foram de grande aceitação de todas, enviaram a solicitação em busca de permissão ao Conselho Geral da Congregação, para assumirem esta nova Missão. O pedido foi deferido tendo em vista a expansão da Província em um novo estado de grandes perspectivas.  E assim no mês de Abril de 1982, a Irmã Maria Isabel representando a Provincial, acompanhada de Irmã Arlete Terezinha Gulin  fizeram-se presente em Campo Grande a fim de acertarem os últimos detalhes para a nova fundação.

Campo Grande foi alvo de muitos comentários, interrogação, esperança e atenção, na expectativa da chegada das Irmãs. Também a Madre Geral Irmã Eduarda Achille, ansiosa por conhecer esta nova obra se fez presente acompanhada da Provincial Irmã Maria Augusta França, Irmã Edite Terezinha Bortoline e Irmã Arlete Terezinha Gulin.

Muitas foram as Irmãs que se dispuseram a dar início a esta obra e no dia 25 de julho a Madre Geral anuncia a nova comunidade: Irmã Rita Julieta Boff, Irmã Marcelina Martins, Irmã Fernanda Ferrarini e Irmã Vilma Danieli.

Às vésperas da partida da nova comunidade, para Campo Grande, as Irmãs receberam na sede Provincial, Curitiba,a visita do Sr. José Nogueira e sua esposa, que comovidos, foramexpressar o que de melhor havia em seus corações, a gratidão e a acolhida. Ao retornar, puderam dizer felizes “até logo Irmãs”.

No dia 14 de agosto de 1982, as Irmãs chegam em Campo Grande e foram recebidas pelo Sr. João Vieira e sua esposa D. Iria, os velhinhos e um grupo de senhoras benfeitoras.

A alegria  era estampada no rosto de todos e no das Irmãs expectativa e emoção. O Sr. João entregou a chave da casa para a Provincial e para grande surpresa, a casa estava toda mobiliada. Tudo preparado com muito carinho por aqueles que esperavam as Irmãs com tanta ansiedade. Apesar do cansaço colocaram-se em ação para fazer a limpeza da Capela, dando um toque especial para a inauguração.

No dia 15 um almoço festivo, no qual estavam presentes: O Arcebispo Dom Antônio Barbosa, Frei Gregório Bonatto, seminaristas Capuchinhos, a Diretoria do Asilo e outros benfeitores do mesmo. Às 16hs realizou-se a solenidade da inauguração da capela, área de recreação e a casa das Irmãs. Coma celebração Eucarística presidida por Dom Antônio Barbosa, deu-se assim a tomada de posse das Irmãs no Asilo São João Bosco.  Esta missa foi abrilhantada pelo coral “Pequenos Cantores de Dom Bosco” crianças de 7 a 10 anos que encantaram a todos com suas belas vozes. Estiveram presentes  neste  ato festivo, além das Autoridades locais mais de 300 pessoas da comunidade campo grandense.

O Asilo fica localizado no bairro Tiradentes, a 6 km do centro da cidade. A zona é bastante ampla e há muito campo de evangelização, pastoral, promoção humana.

Com os idosos, buscando vida, dignidade e esperança. Desde o início as Irmãs dão um atendimento todo especial aos idosos com palavras amigas que os anime e conforta. Também conscientizando-os do valor dos sacramentos, de um modo especial da Unção dos Enfermos. Outro bem espiritual é a Missa de sufrágio, celebrada para cada um que parte para a casa do Pai. Temos Missas duas vezes na semana.É celebrado com muita alegria, o dia dos Idosos, com passeios, bailes e deliciosos comes e bebes. Dia das Mães, dia dos Pais, festa junina e de um modo especial a Festa de São Pedro, com reza do terço, procissão e levantamento do mastro, devoção da Dona Iria. E o Santo Natal com muitas visitas e doações.

O Asilo é mantido pela caridade do povo e dedicação da Diretoria que promove vários eventos como:  Restaurante na Expo Grande, feijoada na Rancharia, bazar da pechincha, barraca de doces, bingos. Juntamente com as Irmãs e um grupo grande de voluntários. Também existe as equipes de lanches e algumas doações do poder público.

Somos Passionistas! Somos apaixonadas, paixão loucura incontida, na Cruz explode esta chama, a nossa paixão pela vida.

Evangelizando, formando, celebrando, reinventando a vida/missão

Com a chegada das Irmãs iniciou-se a catequese para as crianças, pois até o momento não existia quem se dedicasse particularmente à elas. No ano seguinte com a orientação de uma Irmã formou-se um grupo de catequistas e dois lugares para a catequese: Asilo e Comunidade Senhor Bom Jesus da Lapa.

Pouco a pouco a Catequese, a preparação para o batismo de adultos, casamentos, grupos de reflexão nas famílias, Celebração da Palavra, tempos fortes de oração deram vida à capela e as comunidades eclesiais.

Impulsionada pelo Espírito, interpelada pela Palavra e pelos desafios da história, iluminada pela memória passionis as Províncias das Irmãs Passionistas no Brasil, se reorganizam, e a partir do ano de 1990, a Comunidade Passionista do Asilo São João Bosco passa a pertencer à nova Província Maria Rainha da Paz, com sede em Brasília.Com o carinho e dedicação de tantas Irmãs, da Irmã Fausta Costa, que dedicou grande parte da sua vida, muitas melhorias aconteceram no Asilo: Aumentou a equipe de Médicos, voluntários de lanche, doadores, ganhou uma Ambulância, câmaras fria, fisioterapia, pista para caminhada, móveis novos, salão de festa e Funerária para que os idosos fossem enterrados com dignidade.

Jovens passionistas em formação

A casa de formação do Pré Noviciadofoi, por algum tempo, a comunidade Passionista de Campo Grande. Jovens em formação, que o Crucificado aprendem contemplar, do amor e da vida não podem descuidar. Com novo impulso, as jovens assumiram pastorais no bairro Maria Aparecida Pedrossian, círculos Bíblicos e celebrações Dominicais, juntamente com as Irmãs. Das sementes lançados ao longo do tempo, em 2001 nasce a nova Paróquia São Leopoldo Mandic. Também com a presença das Irmãs no bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo nasce a Comunidade Santa Isabel da Hungria e no bairro Dalva de Oliveira a Comunidade São Paulo da Cruz, em homenagem ao nosso Pai Espiritual, com todo apoio e incentivo de nosso Arcebispo Dom Vitório Pavanello.

Na celebração dos 25 anos de nossa presença passionista em Campo Grande, vieram muitas Irmãs da Província  festejar esta  data Jubilosa. Celebramos em todas Comunidades.

Nessa história de paixão e cuidado pela vida que vai sendo construída a tanta mãos, muitas Irmãs, na diversidade de dons e experiências, participam ativamente e testemunham o crescimento da cidade, das comunidades, da Diocese. Na experiência de ensinar e aprender, à luz da pedagogia de Jesus que se aproxima das pessoas, escuta palavras e sentimentos, conversa, acolhe, acompanha… vamos deixando as marcas da misericórdia, da compaixão. Na diversidade de dons que somos pela graça de Deus, atuamos a cada tempo, conforme as necessidades e possibilidades nas diferentes pastorais e iniciativas de vida: Catequética, Vocacional, da Criança, da Saúde. Participamos da vida e acontecimentos da Igreja e da Vida Religiosa: Assembléias Diocesanas. Grupo de reflexão negros e indígenas(GRENI), Grupo de reflexão no meio popular  (GRIMPO), Comunidades Eclesias de Base (CEBs),( Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB )tanto nos  núcleos como na Diretoria.

 

Comunidades Leigas Passionistas – Dons para a Congregação e a Igreja

O Carisma Passionista continua florescendo com a participação da Comunidade Leiga Passionista (CLP), que como afirma nossa Madre Geral Maria Dalessandro, é parte viva da Congregação, um fruto amadurecido à sombra do Carisma, que repropõe de modo particular a experiência de Maria Madalena Frescobaldi Capponi e aquela de tantos leigos e leigas que desde o início, desde o tempo de São Paulo da Cruz estiveram ao lado das comunidades passionistas. A presença dessa comunidade leiga que tem 20 anos e conta com 30 membros enriquece a Congregação e a Família Passionista e alarga o campo de missão graças ao testemunho na família, no trabalho, na comunidade eclesial e na sociedade em geral.

Gratidão a Deus e a Diocese que em nós confiou, ao povo que colaborou, a Congregação Passionista que nos acompanhou.

Por tudo demos graças a Deus!  Celebramos36 anos de presença passionista em Campo Grande, procuramos atender bem a todos, dando testemunho de nossa vida religiosa Passionista, quer no trabalho, Oração e unidade, zelando com especial carinho pela Vida de nossos Idosos, Dons de Deus, vidas a nós confiadas quase sempre tão fragilizadas e carentes de tantos cuidados. Na certeza de que o Amor, o Respeito e a Dignidade sejam vividos por todos, sentimo-nos fortalecidas a servir com Alegria.

Somando forças com a solidariedade de tantas pessoas que fazem parte dessa história, nós: Ir Marlene Barbosa, Ir. Maria Soares da Rocha Ir. Judite Piana, comunidade atual, animadas e acompanhadas pela Província Maria Rainha da Paz, representada por Ir. Célia Aparecida Bahú, Superiora Provincial e seu Conselho, em comunhão com a Congregação, representada por Ir. Maria Dalessandro e seu Conselho, temos a alegria de dar continuidade a tão nobre Missão, vivendo o passado com gratidão, o presente com paixão, projetando e contemplando o futuro com esperança.

A todos o nosso Obrigada de Coração e a certeza da nossa oração!

 

(Clique na foto para abrir a galeria)

???????????????????????????????