Comunidade Passionista Santa Gema

Comunidade Passionista Santa Gema

Rua: Antonio Pestana, 155 – Tremembé - CEP: 02370-020 - São Paulo - SP

A história da nossa comunidade nasce junto à do nosso colégio, pois no momento que começou a missão as Irmãs passavam a residir no mesmo lugar.

Tudo começou quando o Sr. Arcebispo Metropolitano da época, D. José Gaspar de Afonseca e Silva, percebeu que estava faltando escola católica no Tremembé e pediu para as Irmãs Passionistas se encarregarem dessa tarefa. A Superiora Provincial que era a madre Anunciata Innanzi levou à frente este projeto e em 23 de dezembro de 1940, inaugurou o ORFANATO e EXTERNATO SANTA GEMA.

Mas aqui, no Tremembé morava pouca gente e como tinham poucas alunas, mas as Irmãs resolveram se dedicar só aos menores órfãos de 4 a 12 anos de idade. As coisas foram mudando, o bairro foi ganhando novos moradores e foi criado o EDUCANDÁRIO SANTA GEMA. Em 1965 aconteceu a primeira turma de ginásio, com apenas 21 alunos. passou a chamar-se GINÁSIO SANTA GEMA.  Com várias mudanças no decorrer do tempo passou a COLÉGIO PASSIONISTA SANTA GEMA,  em 22/12/2003.

Portanto, a nossa comunidade desenvolve as suas atividades na educação formal  e pastoral no Colégio e apoia na Liturgia da Paróquia São Pedro. Este ano recebemos uma nova missão: acolher a Formação inicial.

As Irmãs atuam na direção do colégio e na formação religiosa dos alunos, por meio da catequese, crisma e grupo de jovem estudantil.