C. Missionária Passionista Mãe da Misericórdia

C. Missionária Passionista Mãe da Misericórdia

Janaúba MG

  1. Comunidade Missionaria Passionista Mãe da Misericórdia – Janaúba MG

A mais jovem comunidade da Província Maria Rainha da Paz.

Na celebração do IX Capítulo Provincial, em dezembro de 2015, a assembléia capitular motivada pelo espírito itinerante e missionário da Vida Consagrada aprovou a fundação dessa nova Comunidade Religiosa, por se tratar de uma terra de missão que necessita da nossa presença.  Ir. Célia Aparecida Bahú, Superiora Provincial, em diálogo com as Irmãs e com os representantes da comunidade eclesial: Religiosos Passionistas, lideranças do povo e Dom Ricardo G. Brusati foi confirmando a inspiração do Espírito de Deus que nos envia onde a vida clama. O povo participou e preparou a chegada das Irmãs com a generosidade que lhe é própria: casa com o necessário para viver com dignidade, comida, cafezinho e muita alegria, surpreendendo sempre com os detalhes.

Logo depois da fundação, as Irmãs enviadas para a missão: Lourdes dos Santos, Maria do Socorro Cardoso e Cecilia Lauriete,  acompanhada pela Ir. Célia, iniciou a escuta da realidade com a visita às famílias, os encontros informais, a acolhida dos que se aproximavam. As portas das casas e dos corações foram se abrindo e realizaram como atividade marcante do início da missão uma emocionante caminhada pela Paz.

Da parte das Irmãs o desejo de Anunciar o Crucificado como fonte de vida e da parte do povo a sede de Deus, a memória da CRUZ que sustenta na travessia da vida marcada pela dor e pela esperança. A paixão pela missão, a parceria como os Religiosos Passionistas e a acolhida das pessoas facilitaram o envolvimento das Irmãs nas comunidades eclesiais, nos grupos e pastorais, na formação de lideranças, em comunhão com as prioridades e iniciativas da Diocese.

A Comunidade tem um olhar  voltado para a mulher, para as Juventudes,e o nosso empenho é para fortalecer a cultura vocacional, o despertar e acompanhar de novas vocações para realização do Projeto de Deus, e se for da sua vontade, contagiar para o seguimento do Crucificado, nesta terra profundamente marcada pelo testemunho profético de Dom Mauro e outros homens e mulheres de esperança que deixam impresso o Carisma da Paixão e a alegria de ser Passionista para o Reino!

Na esperança de que esta nova Fundação traga muitas bênçãos para a Congregação e para o Povo de Deus, confiamos a Maria, Mãe da Misericórdia este projeto que acreditamos ser sonho de Deus e de toda a Província. Que nossa presença nesta comunidade seja expressão da ternura e da misericórdia de Deus!