Comunidade Passionista Mãe da Misericórdia

Comunidade Passionista Mãe da Misericórdia

Janaúba MG

Nossa aproximação com a realidade de Janaúba deu-se mediante a participação de várias Irmãs enviadas em missão no período da Quaresma e Semana Santa nos anos 2013 e 2014 a pedido de Padre Giovanni Ciprianni, Coordenador da Família Passionista no Brasil e Superior Provincial da Província Exaltação da Santa Cruz.

Na celebração do IX Capítulo Provincial que aconteceu nos dias 27 a 30 de dezembro de 2015 foi apresentada a proposta de fundar uma nova frente de missão. A assembléia Capitular motivada pelo espírito itinerante e missionário da Vida Consagrada analisou e aprovou a abertura de uma nova Comunidade Religiosa, por se tratar de uma realidade que necessita nossa presença. É terra de missão.

As Irmãs enviadas para esta missão: Ir. Maria de Lourdes dos Santos, Ir. Maria do Socorro Cardoso e Ir. Cecília Lauriete Maioli, acompanhadas pela Superiora Provincial, Ir. Célia, chegaram em Janaúba no dia 16 de março de 2016. Fomos recebidas com muita festa, carinho e atenção por representantes da Comunidade Santa Luzia, Bairro Algodões: Casa preparada, cafezinho, compra na geladeira… Uma calorosa acolhida também pelos Religiosos Passionistas: Padre Leone Russo, Padre Lucas Pirôpo Pereira e pelo Diácono Jackson Maioli Alvarenga.

Representando suas comunidades as Irmãs Miriam de Sousa Vieira, Maria Inácia Ferreira. Terezinha Guimarães, Deguimar da Rocha Cardoso e a Comunidade completa de Macaúbas- BA: Maria Renata Baloneque, Judith Piana, Astarute Ferreira e Rita de Cássia da Silva que acompanhadas por Pe. Sátiro Bezerra do Prado Fernandes, da Diocese de Caetite, participaram conosco deste momento de alegria e esperança para toda a Província.

À noite, dia 30 de abril,  às 19h30min na Comunidade Santa Luzia, Dom Ricardo Guerrino Brusati, Bispo da Diocese de Janauba, presidiu a Eucaristia onde as Irmãs foram oficialmente apresentadas, acolhidas e enviadas. Foi uma celebração alegre, festiva e cheia de manifestações de atenção, carinho e gratidão pela presença das Irmãs nesta realidade.

Na esperança de que esta Fundação traga muitas bênçãos para a Congregação e para o povo de Deus, confiamos a Maria, Mãe Missionária, este projeto que acreditamos ser sonho de Deus e de toda a Província. Que nossa presença nesta realidade seja expressão da ternura e da misericórdia de Deus!