Casa da Criança e do Adolescente (CCA)

Casa da Criança e do Adolescente (CCA)

Endereço: Rua 70, nº 10 - CEP: 72930-000 - ALEXÂNIA – GO


Telefone: (62) 3336-1185

Atuação:

Proteção social básica, atendimento socioeducativo de crianças e adolescentes e no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

A Casa da Criança e do Adolescente é um espaço de prevenção, apoio e promoção das crianças e adolescentes atendidos a fim de minimizar ou extinguir as diversas formas de exposição das crianças e adolescentes, as situações de risco pessoal e social que apresentam. Desta forma, são realizadas atividades lúdicas, recreativas, lazer, culturais e de cidadania, bem como, inclusão digital, preparação para o mercado trabalho (através das oficinas de confecção de bolas e artes manuais).

De acordo com a política nacional de assistência social, nossa instituição cumpre um relevante papel de inclusão social de crianças e adolescentes em atividades socioeducativas, na proteção social básica, no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Estamos localizadas em Alexânia estado de Goiás, próximo a Brasília/DF. Mesmo estando próximas a grandes centros, a cidade apresenta uma situação de vulnerabilidade crescente, carências de recursos e oportunidades para população.

As famílias apresentam um número elevados de filhos(as), com baixa  renda per capita, e em relação ao mercado de trabalho há somente duas frentes de comércios maiores no município, a Brasil Kirin (fábrica de bebidas) e o Outlet (venda de marcas); outras oportunidades de trabalho se dão em Brasília e Anápolis ou em pequenos comércios familiares.

As crianças e adolescentes devido as carências do município, estão expostas a situação de risco pessoal e social, bem como, situações de vulnerabilidades.

‏Desta forma, nosso trabalho visa a prevenção, apoio e promoção das crianças e adolescentes atendidos.

Visando atingir nossos objetivos realizamos cursos livres com as crianças e adolescentes, no contra turno escolar:

  • Confecção de bolas artesanais.

São oficinas realizadas com meninos, visando a formação humana e educação profissional. A produção realizada pelos adolescentes tem um incentivo financeiro e premiações. Visando sua permanência no projeto e contribuir com o seu processo de desenvolvimento pessoal.

  • Artesanato.

São realizadas oficinas de artes manuais com meninas, visando formação humana e desenvolvimento de suas habilidades manuais, como confecção artesanal de ponto cruz e vagonite. Suas produções servem como mostruários para que possam ser reproduzidos quando desejarem e para presentes de datas festivas para seus familiares.

  • Inclusão Digital “Centrinho”.

É disponibilizada a sala de informática e biblioteca, aberta para comunidade com orientação e apoio da educadora. O espaço visa à educação e inclusão digital, formação humana e apoio de informática àqueles que precisarem. Estando aberto para crianças, adolescentes e jovens.

Público alvo:

Crianças, adolescentes e jovens, de ambos os sexos, na faixa etária de 07 aos 17 anos expostos a situações de risco e vulnerabilidade social.

Famílias de baixa renda e que apresentam dificuldades de acompanhamento e educação dos seus filhos.


Manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30 às 17h.

As Irmãs Passionistas marcam presença missionária, educativa e promocional na cidade de Alexânia -GO desde 1960.

No ano de 1961 com a construção do prédio escolar, iniciou-se a atividade de educação formal no Educandário São José.

A missão das Irmãs Passionistas, além da educação formal era dar cursos livres de datilografia, artesanato, corte e costura, dedicando-se, sobretudo, na catequese paroquial e na formação de agentes de Pastoral.

No ano de 1993, após 32 anos de missão educativa, cessou-se a atividade escolar do Educandário São José. Desta forma, em 1996 foi reaberto em regime de comodato, como Casa da Criança e  do Adolescente – CCA, legalmente habilitada ao atendimento social.

Mantém  atividades sociais para crianças e adolescentes de Alexânia e  região: confecção artesanal de bolas de várias modalidades, espaço de inclusão digital, grupo de convivência com treinamento de habilidades manuais, encontros formativos sobre valores, atividades culturais de incentivo à continuidade dos estudos (gincana literária, assistência e apoio aos trabalhos escolares) atendimento a jovens, recreação e  esportes.

 “Educar: uma arte fundamentada no Amor.” (Maria Madalena Frescobaldi)