Instituída em 1931, no Capítulo Geral da Congregação, sob a proteção de São Gabriel da Virgem Dolorosa, homenageando o jovem passionista Gabriel canonizado poucos anos antes. A sede escolhida foi São Paulo, capital, 1ª casa das Irmãs, no Brasil. Madre Annunciata Innanzi, do grupo das três primeiras Irmãs italianas provenientes de Signa – Florença, Itália, que no Brasil chegaram aos 7 de novembro de 1919, foi nomeada provincial.

Com apenas doze anos de presença, as Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz vislumbravam a fundação brasileira se expandindo em outras cidades e Estados. E, à medida que as religiosas iam se formando, atendendo pedidos de bispos e outras autoridades, abriam-se novas comunidades, e o testemunho passionista de doação e serviço aos irmãos, nas atividades educativas, promocionais e assistenciais, era marcante e Cristo crucificado e Nossa Senhora das Dores se tornavam mais conhecidos e amados por aqueles que eram atingidos por seu raio de ação.

Em 1963, o Governo Geral, constatando o crescente número de Irmãs e de comunidades, presentes em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal, decidiu criar a segunda província brasileira com sede em Curitiba – PR para a qual, religiosas e casas se desmembraram da Província-mãe.

Em dezembro de 1988, no decorrer do capítulo da Província, a Superiora Geral, baseando-se em diálogos e pesquisas anteriores, instituiu a 3ª província brasileira, sendo Brasília – DF sua sede, com o nome de Maria Rainha da Paz e, Irmãs e comunidades novamente se transferiram definitivamente para a recém fundada instituição.

Hoje, a Província São Gabriel da Virgem Dolorosa está presente nos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e na Nação Peruana.

Sua missão se desenvolve: – nos Colégios Passionistas: 1) São Gabriel, 2) Santa Gema, 3) João XXIII, 4) Santa Maria e 5) no Colégio Santa Luzia sendo este totalmente gratuito atendendo um bairro pobre de Barbacena – MG; – nas Obras Sociais Passionistas: 1) Recanto São Vicente de Paulo, 2) Maria Madalena, 3) São Paulo da Cruz, 4) Comunidade Santa Luzia e 5) Lareira São José; e – nas Comunidades de Missão – no Peru

 SAM_0733

Provincial: Ir. Edilamar da Glória Martins

Período do mandato: 2016-2018

Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 845 Pinheiros – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3087.2400

Email: provinciasaogabriel@gmail.com

 

Em Breve