Congregação das Irmãs Passionistas

Comunidades Leigas Passionistas

A CLP é uma comunidade de fiéis que desejam viver, sua vocação de leigo e se inspiram no carisma, na espiritualidade e na missão de Maria Madalena Frescobaldi Capponi.

Está inserida em título pleno na Família Passionista.

Os leigos são chamados a viver a vocação batismal e o chamado à santidade à luz da viva e grata memoria da paixão de Jesus e das dores de Maria, no seu contexto familiar, profissional, e eclesial os sentimentos que foram de Jesus, a imitar o seu exemplo de vida doada, a conversar com os pecadores para convertê-los e instruir os pequenos e os ignorantes na virtude para o Reino dos céus, segundo a missão das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz.

No Brasil existem sete grupos que já caminham… E outros grupos de espiritualidade que se encontram, fazem formação, mas não fizeram o processo de adesão e agregação. Podem participar da CLP, mulheres e homens, jovens e famílias que estejam dispostos a crescer na sua identidade de leigo Passionista que comungam do carisma, espiritualidade e missão deixados por Maria Madalena Frescobaldi.

O processo para fazer parte da CLP:

Se reúnem em um grupo, chamado de Espiritualidade Passionista, com momentos de oração, partilha de vida, de ação concreta, no serviço aos mais necessitados, na formação doutrinal, moral e catequética da Igreja, formação humana, bíblica litúrgica e do carisma e espiritualidade Passionista. O período formativo é de no mínimo 2 anos e termina com a Adesão e segundo período tem o mesmo período mínimo e termina com a agregação.

Veja as fotos dos Encontros das CLPs.

A comunidade nasceu após a Quaresma do ano de 2011. Cada membro se encontra engajado em atividades paroquiais: quem como ministro extraordinário da Comunhão, quem como membro da pastoral da Saúde, outros na pastoral da sobriedade, na Liturgia, na visita aos doentes (Eucaristia) e também como ministras extraordinária e nos apoiam nos momentos celebrativos da Escola. O grupo conta com 12 membros.

As reuniões são mensais e se estuda os temas relacionados aos documentos próprios (CLP) à vida da Congregação (Circulares, cartas, etc.).

31

3

É umas das primeiras CLP’s, nasceu em março de 1998 conta com um número bem elevado de membros. Exerce sua missão no Recanto S. João Bosco junto às Irmãs da Comunidade Religiosa e os idosos internos. Reúne-se mensalmente para estudo e aprofundamento. Estudo: Espiritualidade Passionista – Estatuto, Biografia da Fundadora, Circulares da Madre e outros. Oração semanal

23

É a primeira comunidade leiga a nascer na Província, (16 de maio de 1991) e conta com 18 membros muito atuantes na paróquia e nos eventos da Província que por vezes foram realizados nessa comunidade. É um grupo muito presente na vida da Igreja e da Congregação. Nas reuniões dedicam-se aos estudos próprios da CLP, documentos da congregação (quando indicados), Circulares da Madre Geral e outros.

2

macac3babas-1A CLP de Macaúbas tem quatro anos de caminhada e conta hoje com oito membros. Estudo: Espiritualidade Passionista – Estatuto, Biografia da Fundadora, Circulares da Madre. Oração semanal.

A coordenadora é a Sra. Dona Benícia Gomes Portela de Oliveira.

 

88f3522fdcfdf5011e10b2286c8e8575É formada por 14 membros. Foi fundada aos 16 de agosto de 2011 a partir de um convite feito pelas Irmãs Passionistas desta comunidade. Material de Estudo: Biografia da Fundadora, Estatuto e Projeto de Vida, Circulares da Madre Geral. Atuam nas pastorais da Paróquia-santuário

???????????????????????????????

annunciata

A comunidade iniciou recentemente, após uma conscientização do sentido da vida passionista no mundo e também através de leigos que se sentem atraídos pelo carisma. O grupo foi fundado no dia 08/04/2012 – Dia do Carisma. Material de estudo: Biografia da Fundadora, Estatuto, Temas referentes à Espiritualidade da Paixão, Circulares da Madre Geral e outros.

??????????????????????????????????????????????????????????????

O grupo teve início no ano de 1994. Passou por várias situações até de supressão.

No momento encontra-se em processo de rearticulação e conta com 6 membros. Material de estudo: Biografia da Fundadora, Estatuto, Temas referentes à Espiritualidade da Paixão, Circulares da Madre Geral e outros.

??????????????????????????????????????????????????????????????

 

Ibu Pendiri Maria Magdalena Frescobaldi Capponi

Em breve

 

 

Em breve

Coracaopassio61

Em breve

Contatos

Província São Gabriel da Virgem Dolorosa

Rua Cônego Eugênio Leite, 845 Pinheiros – São Paulo/SP

(11) 3087.2400 | 3087.2406

provinciasaogabriel@gmail.com

Província Imaculado Coração de Maria

Rua Bom Jesus, 881 A Cabral - Curitiba/PR

(41) 3252.4663

secretaria.icm@passionista.com.br

Província Maria Rainha da Paz

Av. L2 sul, Q. 606, Conj. F CEP: 70200-660 – BRASILIA – DF

(61) 3443.5259 | 3443.5756

provinciamrp@gmail.com

X